terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Sistema Escravocrata no Brasil




O intuito deste Blog é relatar como ocorreu a Escravidão no Brasil e no  Mundo, conhecer seus fatores originários, evolução e rituais. Iniciaremos nossos pensamentos em compreender como se deu a escravidão aqui em nosso país.
O latifúndio monocultor no Brasil exigia uma mão-de-obra permanente, trabalhadores que aqui residissem e realizassem todos os trabalhos de exploração da colônia.Para os Portugueses seria inviável a utilização de outros portugueses assalariados, pois a intenção não era vir para trabalhar, e sim para se enriquecer no Brasil, havia também um segundo motivo, o de que sistema capitalista ainda estava surgindo, criando forças e não tinha como pagar salários para milhares de trabalhadores.
Os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, obrigados a fazer todos os trabalhos extrativistas e canaviais, mas esta condição não estendeu- se por muito tempo,
houveram muitos problemas, como a inaptidão do índio ao novo ritmo de vida na condição de escravo, as várias doenças trazidas pelos portugueses que os contaminavam
e resultavam numa alta taxa de mortalidade e também a grande e violenta reação dos povos nativos em lutas armadas, fugas ou até mesmo homicídios como reação de resistência. Existiam também os Jesuítas que estavam realizando catequese e eram contrário a escravidão do índio.A História verdadeira mostra que a reação do nativo foi tão marcante, que tornou-se uma ameaça perigosa para certas capitanias como Espírito Santo e Maranhão.
Todos esses acontecimentos dificultaram a economia colonial, levando os portugueses a tomarem medidas de resolução, modificar a mão- de-obra foi o que solucionou o caso,
substituiu - se o índio pelo africano, já bastante comercilizado pelos navios negueiros que capturavam negros, sendo eles de dois grupos originários importantes: Os bantos, vindos da África equatorial e tropical provenientes do Congo, Guiné e Angola, e também os sudaneses, vindos da África ocidental, Sudão e norte da Guiné. Para os portugueses, o tráfico negreiro não era novidade, pois desde meados do século XV , o comércio de escravos era regular em Portugal, sendo que durante o reinado de D. João II o tráfico negreiro foi institucionalizado com a ação direta do Estado português, que cobrava taxas e limitava a participação de particulares, atividade que trazia imensos lucros e por isso logo expandiu - se, tornando uma das principais fontes de acumulação de riquezas para a metrópole.
Desta forma ocorria exatamente o contrário da escravidão indígena, já que os lucros com o comércio dos nativos não favoreceram ao desenvolvimento econômico almejado no momento, assim podemos notar o ponto de vista defendido pelo historiador Fernando Novais, de que "o tráfico explica a escravidão", e não o contrário.
A base econômica do Brasil colônia e também mundial centraliza- se na mão-de-obra do negro, que é submetido a condição de mercadoria, onde castigos corporais eram comuns, permitidos por lei e com a permissão da Igreja. As Ordenações Filipinas sancionam a morte e mutilação dos negros como também o açoite. Segundo um regimento de 1633 o castigo é realizado por etapas: depois de bem açoitado, o senhor mandará picar o escravo com navalha ou faca que corte bem e dar-lhe com sal, sumo de limão e urina e o meterá alguns dias na corrente, e sendo fêmea, será açoitada à guisa de baioneta dentro de casa com o mesmo açoite. Outros castigos também são utilizados: retalhamento dos fundilhos com faca e cauterização das fendas com cera quente; chicote em tripas de couro duro; a palmatória, uma argola de madeira parecida com uma mão para golpear as mãos dos escravos; o pelourinho, onde se dá o açoite: o escravo fica com as mãos presas ao alto e recebe lombadas de acordo com a infração cometida
A situação provocou revoltas de indignação à todos escravos, havendo inúmeras reações como: fugas isoladas, suicídios, "banzo" nostalgia que fazia o negro cair em profunda depressão o levando à morte, e a reção mais consequente a formação de refúgios, os quilombos.
Os quilombos eram aldeamentos de negros que fugiam dos latifúndios, passando a viver comunitariamente. O maior e mais duradouro foi o quilombo dos Palmares, surgido em 1630 em Alagoas, estendendo-se numa área de 27 mil quilômetros quadrados até Pernambuco. Desenvolveu-se através do artesanato e do cultivo do milho, feijão, mandioca, banana e cana-de-açúcar, além do comércio com aldeias vizinhas.
Seu primeiro líder foi Ganga Zumba, substituído depois de morto por seu sobrinho Zumbi, que tornou-se a principal liderança da história de Palmares. Zumbi foi covardemente assassinado em 1695 pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado por latifundiários da região.

 
"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo - há muita gente de jenipapo ou mancha mongólica pelo Brasil - a sombra,
ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro."

Gilberto Freyre - " Casa Grande e Senzala"




Eu sou como a garça triste
"Que mora à beira do rio,
"As orvalhadas da noite
"Me fazem tremer de frio.


"Me fazem tremer de frio
"Como os juncos da lagoa;
"Feliz da araponga errante
"Que é livre, que livre voa.


"Que é livre, que livre voa
"Para as bandas do seu ninho,
"E nas braúnas à tarde
"Canta longe do caminho.


"Canta longe do caminho.
"Por onde o vaqueiro trilha,
"Se quer descansar as asas
"Tem a palmeira, a baunilha.


"Tem a palmeira, a baunilha,
"Tem o brejo, a lavadeira,
"Tem as campinas, as flores,
"Tem a relva, a trepadeira,


"Tem a relva, a trepadeira,
"Todas têm os seus amores,
"Eu não tenho mãe nem filhos,
"Nem irmão, nem lar, nem flores".


Trecho do Poema : Tragédia no Lar
Castro alves - "Poeta dos Escravos"


 Maíra Felix de Oliveira Nº44







.


6 comentários:

  1. vish,esses sites deveriam ter textos mais resumidos,sei lá só acho,né galera?

    ResponderExcluir
  2. Ttemos aqui, um retrato do que acorreu no nosso país, que dessas lembranças nenhuma delas, que nos seja de orgulho, senão de vergonha e remorso, mesmo assim passados mais de 500 anos de história, ainda não nos distanciamos desse escravismo, ainda que disfarçado entre as sociedades. é tempo de lutar pelos nossos direitos, O Brasil é muito maior do que os que imaginam que podem nos dominar, a força está nas nossas mentes, nossa fé está em DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, era melhor nem comentar Juliano!!! Com uma história tão pesarosa como a dos negros...era melhor nem comentar...aff

    ResponderExcluir
  4. Acotirene foi a yalorixa que antecedeu Ganga Zumba na liderança do Quilombo dos Palmares, ela foi uma das primeiras mulheres que habitou o Quilombo exercendo a função de comando em Palmares, era consultada para todos os assuntos, desde questões familiares até questões politico-militares.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Bábalorixa Rubilar de Ogum, eu relatei a existência de Acotirene como a Yalorixa que antecedeu Ganga Zumba no Quilombo dos Palmares, mas a minha postagem ficou anônima, e por isto resolvi fazer este comentário de apresentação pois como Bábalorixa estudo a história da diáspora africana no Brasil a 44 anos.

    ResponderExcluir